segunda-feira, 28 de junho de 2010

Martha Medeiros

"Tristeza é quando chove,
quando está calor demais,
quando o corpo dói
e os olhos pesam.
Tristeza é quando se dorme pouco,
quando a voz sai fraca,
quando as palavras cessam
e o corpo desobedece.
Tristeza é quando não se acha graça, quando não se sente fome, quando qualquer bobagem nos faz chorar. Tristeza é quando parece que não vai acabar..."

Cultura de botequim...

Hoje pela manhã, enquanto arrumava minha bolsa, organizando os apetrechos femininos possíveis de serem encontrados dentro de tal acessório, lembrei-me de ter lido, certa vez, em alguma revista dessas tantas que as mulheres adoram ler, que formatos de batons revelam um pouco sobre a nossa personalidade. Cada mulher passa o batom de uma determinada maneira, possui um formato de lábio diferente que com o tempo e uso de seus batons, vai alterando seu formato original. Fui procurar nesse cybermundo alguma coisa que falasse sobre as tais classificações, e não é que eu encontrei?? Talvez isso seja um tanto quanto fútil, mas vou escrever aqui, mesmo assim. Coisas do universo feminino...


Da esquerda para a direita:

1) AMOROSA
Quieta, delicada, esperta e surpreendente. Às vezes essas qualidades podem ser confundidas, dando a impressão de que é pegajosa. Sabendo disso, costuma enclausurar seus sentimentos e esconder suas qualidade dos outros. Tem um ar meio misterioso, capaz de deixar as pessoas curiosas a seu respeito.

2) DECIDIDA
Quanto mais fina for a ponta, maior a determinação de quem usa o batom. É uma guerreira. Na verdade, é segura, ambiciosa e talvez por isso não meça esforços para alcaçar o que quer.

3) MISTERIOSA
É uma estrategista. Gosta de fazer planos e guardá-los até o último minuto. Entretanto, isso nãO significa que os insights ficarão apenas no campo das idéias. Pelo contrário, na hora certa, sabe como colocá-los em prática.

4) EQUILIBRADA
Muitas pessoas a definem como zen, pois está sempre disposta a experimentar uma nova forma de terapia alternativa. Na verdade, tudo o que procura é o equilibrio entre mente e corpo. E no fundo, isso nada mais é que uma maneira de se conhecer melhor.


5) BOAZINHA
É uma pessoa do bem, e aos poucos as pessoas que a rodeiam se dão conta disso. Algumas vezes dá a impressão de ingenuidade. Caso o batom fique assim até o final, significa que nunca será má. Lembre-se: a bondade é uma qualidade de poucos.

6) SINCERA
Romântica, sincera e leal com os amigos, é capaz de guardar um segredo como poucos. Tímida, muitas vezes nem mesmo tem noção do seu potencial e por isso esconde alguns talentos do resto do mundo.

7) ORGANIZADA
Honesta e boa amante, é daquelas que gosta das coisas planejadas e relacionamentos transparentes. A organização é seu ponto forte: adora deixar as coisas em ordem e algumas vezes não se dá conta de que exagera.

8) HABILIDOSA
Habilidosa e talentosa, é uma dessas pessoas que não consegue ficar parada. Ama a vida e está sempre rodeada de amigos. O que não é problema, pois em geral tem o dom de deixar as pessas à vontade e acaba sendo a anfitriã perfeita. Ainda assim, tem seus momentos de carência e precisa muito do carinho das pessoas que a cercam.

Ai, ai... Se um batom fosse tudo nessa vida de meu Deus!!! Mas era só pra "arejar" a mente um pouquinho...

Oswaldo Montenegro

"A mágica ensina o que a lógica evita. Princesa acredita que viver é bom por mais que pareça que a dor é infinita."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Com a mala na mão

Onde estão todos? Quanto silêncio, que sensação de solidão. Sensação de que cheguei com atraso à estação e o trem partiu, todos partiram. O jeito é rezar. Pedir que meus pecados sejam perdoados e que um anjo bom me socorra e proteja e ilumine. Pra ter bons olhos para poder ver as coisas. Sabiamente. Equilibradamente. Mas, onde estão todos? Eu não sei rezar no silêncio...

Pedro Rabello

"Gosto de talvez. Da incerteza da palavra e das suas possibilidades. Não gosto de sim, de não, de nunca, de sempre. Renuncio às respostas muito definitivas quando possível. Desconfio das certezas e das definições. Não vivo a paranóia de me afirmar ou de me contradizer a todo instante, nem quero. Pelo menos, não por agora. E não me preocupo se por vezes me afirmo ou me contradigo. No fundo, não quero ter certeza de nada, e nem também não a ter(...). Eu quero a vida, que não carece de definição."

Rainer Maria Rilke

"Tem paciência com tudo não resolvido em teu coração e tenta amar as perguntas em ti, como se fossem quartos trancados ou livros escritos em idioma estrangeiro. Não pesquises em busca de respostas que não te podem ser dadas, porque tu não as podes viver. Vive as grandes perguntas agora. Talvez, num dia longínquo, sem o perceberes, te familiarizes com a resposta."

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Caio Fernando de Abreu

"Pertencia àquela espécie de gente que mergulha nas coisas às vezes sem saber por que, não sei se na esperança de decifrá-las ou se apenas pelo prazer de mergulhar."

terça-feira, 22 de junho de 2010

Machado de Assis

"A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente."

S de plural...


Fico Assim Sem Você
Adriana Calcanhoto
Composição: Abdullah / Cacá Moraes

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim sem você.
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola,
Sou eu assim sem você.
Por que é que tem que ser assim,
Se o meu desejo não tem fim?
Eu te quero a todo instante,
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim.
Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço,
Namoro sem amasso,
Sou eu assim sem você.
Tô louca pra te ver chegar,
Tô louca pra te ter nas mãos,
Deitar no teu abraço,
Retomar o pedaço,
Que falta no meu coração.
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo.
Por quê? Por quê?
Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim sem você.
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim sem você.
Por que é que tem que ser assim,
Se o meu desejo não tem fim?
Eu te quero a todo instante,
Nem mil alto-falantes
vão poder falar por mim.
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Clarice Lispector

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Hoje deixa pra amanhã

Hoje é daqueles dias em que dá vontade de ficar em casa, de vestido velho, cabelos desarrumados, pé descalso, numa tentativa de ostracismo. Dá até pra arriscar fazer um bolo de fubá com a casquinha crocante e açucarada. E um café fresco pra acompanhar. Sentir o cheiro se espalhando, pegar o telefone e discar pra alguma amiga afim de prosear, sem pressa, a tarde toda. Tanto, até esgotar todos os assuntos e a garrafa de café. O pé está descalso. Falta o fubá. E o café. E a amiga. Cadê o telefone? Hoje é daqueles dias em que dá vontade. Mas o vestido é velho demais, não dá pra receber alguém vestida assim. Fica pra amanhã...

Guimarães Rosa

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aviso importante

Quando seguimos por caminhos desconhecidos, é recomendado o uso de mapas e bússolas. E se ainda encontramos pela frente um abismo, é necessário também um paraquedas. Na verdade, ele não para, não evita e nem previne queda alguma, mas ameniza, faz com que se chegue ao solo firme ainda consciente, em segurança, ainda vivo...

Oscar Wilde

"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal".

terça-feira, 15 de junho de 2010

Relembrando...
















É quase nula a diferença entre a vida e o futebol. Na vida as preliminares ficam sob a responsabilidade dos pais. São eles que preparam tudo e não fazem idéia do que acontecerá nas diversas fases do campeonato. O jogo da vida tem seu início após nove meses ao som do choro de um bebê. É dada a largada! Chutam você para o mundo; a cada travessura recebe um cartão amarelo e se conmeter uma penalidade máxima, "meu amigo", poderá receber um cartão vermelho e ficar por fora da próxima jogada. Como em todos os jogos, há altos e baixos. Num você ganha, noutro você perde... mas terá sempre novas chances de ser bom, basta ter garra para enfrentar o desafio. Basta ter vontade de vencer! É certo que nem sempre seus esforços serão reconhecidos, porém só depende de você, de seu caráter e desempenho. Se jogar limpo, sorte sua! Quando o "Juiz lá de cima" apitar finalizando sua participação nesse jogo, poderá receber sua promoção e participar de fases melhores. Poderá ficar para as eliminatórias dos verdadeiramente bons ou ser o vencedor do campeonato que é sua misteriosa vida...
*
*
Redação vencedora do concurso "FIFA FAIR PLAY", promovido pela Folha de São Paulo em 1994, que premiou o primeiro lugar, em nível continental, com uma viagem aos Estados Unidos para assistir ao jogo da final da COPA DO MUNDO naquele ano. Na ocasião, o jogo foi disputado entre BRASIL e ITÁLIA e o nosso país sagrou-se TETRACAMPEÃO MUNDIAL, após a antológica cobrança de penalty do jogador italiano Roberto Baggio.
...ah, só pra não passar em branco, no caso, a vencedora fui eu!

Humberto Gessinger

"Mega, ultra, hiper, micro, baixa as calorias, kilowats, gigabyte. Traço de audiência, tração nas quatro rodas. E eu? O que faço com esses números?"

domingo, 13 de junho de 2010

Espinhos

Me sinto tão boba! Tão marginalizada! Tão incompreendida! Tão sozinha... Às vezes penso que a língua que eu falo não é a mesma que as pessoas ouvem. Tudo parece complicado - ou complicável. Quando o que eu desejo é tão simples!

Tem situações na vida em que uma flor muda tudo! E nem precisa ser um girassol, com todo o seu garbo e imponência. Com todo o seu significado, suas peculiaridades, seu temperamentalismo. Não! Uma flor-do-campo qualquer é capaz de convencer. De desarmar. De adocicar...

Determinadas coisas não precisam ser ditas. Tampouco mendigadas aos soluços. E eu sempre acreditei nisso! Mais ainda, eu sempre ESPEREI isso... Não sei porque insisto em não aprender comigo mesma que esperar demais das pessoas dói! E também não entendo porque ainda tento metaforizar a vida.

Talvez eu aprenda que um mais um vai ser sempre dois, e que só vai ser diferente na conta do poeta... Talvez.

sábado, 12 de junho de 2010

Autorretrato

Talvez eu seja realmente "escorregadia", como me disseram certa vez. Ou talvez eu seja, sim, um amontoado de palavras engolidas à força, um baú velho cheio de pensamentos escondidos. Ou um fundo secreto de gaveta!

Deve ser. Talvez eu seja um tanto evasiva. Talvez eu tenha mesmo os espelhos da alma profundos demais (daí minha mania de deixar tudo nas entrelinhas). Talvez por isso meus olhos tenham tanta sede de serem observados.

Talvez sim. Isso tudo é quase nada. É "muito pouco"! Talvez eu precise de que alguém me leia, até de trás pra frente! Que me ouça sem que eu ao menos diga uma só palavra. Que veja meu coração por meio dos meus olhos. Que sinta as minhas sensaçoes só pelo que exala da minha pele.

Quem sabe... Sei que não sou mistério. Na verdade, sou amor e mais nada!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fernando Anitelli



"Retrovisores deixam explícito que se vou pra frente, coisas ficam pra trás. A gente só nunca sabe que coisas são essas".

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Da falta





"E para calar essa melancolia, penduro estrelas no varal do dia." (Bia Clark)

...é só saudade, que NÃO vai passar...

Para download

Clarice Lispector

"O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: estou fazendo, estou pensando."

Luís Fernando Veríssimo

"Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo."

Conselho antigo


Remexendo alguns arquivos antigos, encontrei esse vídeo e texto que ainda hoje me fazem suspirar por achar tão lindo! Pode até ser meio "ultrapassado", meio clichê... Mas eu quis dividir, mesmo assim.

*

Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro eu diria: use filtro solar!
Os benefícios a longo prazo do uso do filtro solar foram cientificamente provados! Os demais conselhos que dou baseiam-se unicamente em minha própria experiência...
Eis aqui um conselho:
Desfrute do poder e da beleza da sua juventude. Ah, esqueça, você só vai compreender o poder da sua beleza da juventude quando ela já tiver desaparecidos. Mas, acredite em mim: dentro de vinte anos você olhará suas fotos e compreenderá, de um jeito que não compreende agora, quantas oportunidades se abriram para você que foram realmente fabulosas. Você nem é tão gordo quanto imagina. Não se preocupe com o futuro ou se preocupe, se quiser, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de álgebra mascando chiclete. É quase certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida são aqueles que nunca passaram por sua mente, como aquele que toma conta de você às quatro da tarde em alguma terça-feira ociosa. Faça alguma coisas assustadora todos os dias. Cante! Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável. Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você. Relaxe! Não perca tempo com a inveja. Algumas vezes você ganha, algumas vezes perde... A corrida é longa e no final você tem que contar somente com você mesmo! Lembre-se dos elogios que recebe. Esqueça os insultos (se conseguir fazer isso, me ensine depois). Guarde suas cartas de amor. Jogue fora os extratos bancários. Estique-se! Caminhe! Não tenha sentimentos de culpa se não sabe muito bem o que quer da vida: as pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, idéia do que fariam da vida e algumas pessoas, ainda mais interessantes, aos 40ainda não sabem. Tome bastante cálcio, seja gentil com seus joelhos Você sentirá falta deles quando não funcionarem mais. Talvez você se case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez divorcie-se aos 40, talvez dance uma valsinha quando fizer 75 anos de casamento. O que quer que faça, não se orgulhe demais, nem se critique: todas as suas escolhas tem 50% de chance de dar certo, como as escolhas de todos os demais. Curta seu corpo da maneira que puder. Não tenha medo dele ou do que as pessoas pensam dele. Ele é seu maior instrumento! Dance! Mesmo que o único lugar que você tenha pra dançar seja sua sala de estar. Leia todas as indicações mesmo que você não as siga. Conheça as regras para poder quebrá-las. Não leia revistas de beleza: a única coisa que elas fazem é dizer que você é uma pessoa feia! Saiba entender os seus pais. Você nunca sabe a falta que vai sentir deles. Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo com seu passado e aqueles que, no futuro, provavelmente, nunca deixarão você na mão. Entenda que tem amigos que vão e vem. Mas que há um punhado deles que você tem que guardar com carinho. Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos da vida, porque quanto mais você envelhece, tanto mais você precisa das pessoas que conheceu na juventude. More em São Paulo, mas mude-se antes que a cidade transforme você em uma pessoa dura. More em Salvador, mas mude-se antes de tornar se uma pessoa mole demais, muito festeira. Viaje! Aceite verdades eternas: os preços sempre vão subir, os políticos são todos mulherengos, você também vai envelhecer. E quando envelhecer vai fantasiar que quando era jovem os preços eram acessíveis, os políticos eram nobres de alma e as crianças respeitavam os mais velhos. Respeite as pessoas mais velhas, mas não espere apoio de ninguém. Talvez você tenha uma aposentadoria. Talvez você tenha um marido rico. Mas, nunca sabe se quando um ou outro poderá desaparecer. Não mexa muito no seu cabelo, senão, quando fizer 40 anos terá aparência de 85. Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente com elas: conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de resgatar o passado na lata do lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por um preço maior do que realmente vale. Mas escute: tudo isso são experiências de vida que para serem comprovadas terão que ser vividas. O único conselho cientificamente provado é mesmo o uso do filtro solar...


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inteira

"Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se não sabem lidar com o meu pior, então, com certeza, não merecem o meu melhor." (Marilyn Monroe)
*
*
Não se pode levar o "pacote" pela metade...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Além da imaginação


"Se você quer que seu filho seja brilhante conte a ele contos de fadas. Se você o quer muito brilhante, conte-lhe ainda mais contos de fadas." (Albert Einstein)

Inspiração


Que eu saiba deslizar os meus pés pelas estradas da vida com graça, delicadeza, inteligência e sabedoria. E que os meus passos me direcionem somente, e tão somente, ao caminho dos grandes corações e dos desejos realizados. Amém.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sonhe

Dream On
Aerosmith
Composição: Steven Tyler


Every time that I look in the mirror
All these lines in my face gettin' clearer
The past is gone
It went by like dusk to dawn


Isn't that the way?
Everybody's got their dues in life to pay

I know, nobody knows
Where it comes and where it goes
I know it's everybody's sin
You got to lose to know how to win

Half my life's in books' written pages
Lived and learned from fools and from sages
You know it's true
All the things
Come back to you

Sing with me
Sing for the year
Sing for the laughter n' sing for the tear
Sing with me
If it's just for today
Maybe tomorrow the good lord will take you away

Dream on
Dream until your dream comes true
Dream on
And dream until your dream comes true
Dream on
Sing with me
Sing for the year
Sing for the laughter n' sing for the tear
Sing with me
If it's just for today
Maybe tomorrow the good lord will take you away

(Sonhe

Toda vez que eu me olho espelho
Todas estas linhas no meu rosto se clareiam
O passado se foi
Passou como o crepúsculo à aurora
Não é desse jeito que
Todo mundo tem que pagar suas dívidas na vida?
Sim, eu sei que ninguém sabe
De onde vem e para onde vai
Eu sei que é o pecado de todo mundo
Você ter que perder para saber como vencer
Metade da minha vida está escrita em páginas de livros
Vivo e aprendo dos tolos e dos sábios
Você sabe que é verdade
Todas as coisas que você faz, voltam para você
Cante comigo, cante pelos anos
Canta pelo riso e cante pelas lágrimas
Cante comigo, se for apenas por hoje
Talvez amanhã o bom senhor o levará
Bem, cante comigo, cante pelos anos
Canta pelo riso e cante pelas lágrimas
Cante comigo, se for apenas por hoje
Talvez amanhã o bom senhor o levará
Sonhe, sonhe, sonhe
Sonhe consigo um sonho que se realiza
Sonhe, sonhe, sonhe
E sonhe até que seu sonho se realize
Sonhe! sonhe! sonhe! sonhe! sonhe! sonhe! sonhe!)


domingo, 6 de junho de 2010

Labirinto

"Não há escolhas sem perdas, nem caminhos sem pedras." (Monica Montone)

Às vezes eu não sei: não sei o que dizer, o que fazer, o que pensar ou como agir.

Quando lá dentro, lá bem dentro, eu sinto esse medo do escuro e essa vontade de um colo que me embale o sono, eu sei que está na hora de buscar algo. Então, me fecho em meu mundo, onde só eu me entendo, caço a minha lanterna, e vou atrás das respostas. E esse meu não saber das coisas vai-se embora... Quase sempre.

Não costumo duvidar da minha intuição. Quero crer que as decisões são as melhores e que os caminhos são os corretos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sábias constatações...

E eu quero poder observar e aprender. Nada acontece à toa. Tento tirar as minhas lições... Todo dia.
*
*
*



Testamento
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho

Você que só ganha pra juntar
O que é que há, diz pra mim, o que é que há?
Você vai ver um dia
Em que fria você vai entrar
Por cima uma laje
Embaixo a escuridão
É fogo, irmão! É fogo, irmão!
Pois é, amigo, como se dizia antigamente, o buraco é mais embaixo... E você com todo o seu baú, vai ficar por lá na mais total solidão e pensando à beça que não levou nada do que juntou, só seu terno de cerimônia. Que fossa, hein, meu chapa, que fossa...
Você que não para pra pensar
Que o tempo é curto e não para de passar
Você vai ver um dia que remorso,
Como é bom parar
Ver o sol se pôr
Ou ver o sol raiar
E desligar, e desligar
Mas você, que esperança... Bolsa, títulos, capital de giro, public relations e tome gravata! Protocolos, comenda, caviar, champanhe e tome gravata! Um amor sem paixão, um corpo sem alma, um pensamento sem espírito e tome gravata! E lá um belo dia o enfarte ou, pior ainda, o psiquiatra.
Você que só faz usufruir
E tem mulher pra usar ou pra exibir
Você vai ver um dia
Em que toca você foi bulir!
A mulher foi feita
Pro amor e pro perdão
Cai nessa não, cai nessa não
Você, por exemplo, que está aí com a boneca do seu lado, linda e chiquérrima, crente que é o amo e senhor do material e é aí que o distinto está muitíssimo enganado. O mais das vezes mas ela anda longe, perdida num mundo lírico e confuso, cheio de canções, aventura e magia. E você nem sequer toca a sua alma. É, as mulheres são muito estranhas, muito estranhas.
Você que não gosta de gostar
Pra não sofrer, não sorrir e não chorar
Você vai ver um dia
Em que fria você vai entrar!
Por cima uma laje
Embaixo a escuridão
É fogo, irmão! É fogo, irmão!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Água na boca

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida. (Clarice Lispector)
*
*
E a mesa está posta, esperando que o prato pincipal seja servido...

terça-feira, 1 de junho de 2010

Circunstancial

Ainda há pouco gastava os meus raros minutos de concentração pensando em algumas questões que certamente não têm resposta. É que me impulsiona aos efeitos refletir sobre as causas. Me vi às voltas com reflexões sobre uma longa conversa que tive dia desses. Daquelas que fazem com que nos esqueçamos do tempo, a não ser pelos gritos de "ela-roubou-minha-boneca" a interromperem. Era algo sobre conveniências e circunstâncias. Nós somos e fazemos o que nos é mais conveniente, e de acordo com isso é que agimos desta ou daquela maneira. Tentei pensar em qualquer coisa superior a essa circunstancialidade existencial, porém nada me veio à mente. Quer dizer, até veio, sabe? Mas há tempos percebo que usa-se pouco o verbo que me rasgou os pensamentos enquanto eu divagava: compreender. Confesso que me senti um pouco envergonhada. Porque, na verdade, eu estava, mais que refletindo sobre a minha própria vida, julgando fatos e atitudes da vida alheia. Aquilo de ter as receitas pra tudo que é correto ou sobre como não é legal agir, coisas que fazemos muito bem quando o assunto não é a gente. Acabei chegando à conclusão de que antes de se falar em conveniências e circunstâncias é preciso exercitar primeiramente a empatia, compreender de verdade o que se passa de uma forma maior, dentro de nós ou em quem nos rodeia. Afinal, o que julgamos hoje, pode ser o motivo do nosso julgamento amanhã. Ah, no fim das contas as coisas são simples assim, clichês mesmo. Porque a vida é cheia de clichês! E patinamos muitas vezes no mesmo lugar. Nos colocamos no centro, apontando o dedo para a circunferência, enquanto o chão se abre sobre os nossos próprios pés. Bem conveniente. A nós ou a quem quer que seja. Sei que amanhã, numa insistência boba, vou me surpreender gastando meu tempo, novamente, com assuntos que não têm solução. E vou me esquecer da tal palavra que me ocorreu hoje. É do meu gosto agir assim. Mas isso já é outra história... E o amanhã fica pra depois. Devido a algumas circuntâncias...