quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Feliz Você Novo

Lendo algumas coisas, 'sapeando' pelo universo paralelo que é esse facebook, concluo que são necessárias algumas considerações - de mim pra mim mesma. E essa é a minha reflexão de ano novo...  

Penso - e sempre digo - que ano novo é somente uma sensação. De recomeço, de novas possibilidades. De clichês mil. E adoramos isso: clichês pra nos fazerem acreditar que pode ser diferente.

Mas, talvez, não seja diferente! Porque, nosso coração está igual e nossos sentimentos são os mesmos. Essas coisas podemos sentir pela pele, pela energia, é assim.

O ano novo não trará a paz se dentro de nós o desejo de vingança, ou de insatisfação, ou de desprezo, ou raiva pelo outro, ainda estiverem vivos.


O ano novo não trará esperança se ainda estivermos amarrados a velhos paradigmas, a dogmas que não ousamos deixar pra trás, a pensamentos negativos ancorados em nossos próprios quereres egoístas.


O ano novo não trará sucesso se não sairmos de nossos confortáveis sofás pra buscar aquilo que nos fará prosperar como esperamos.


O ano novo não trará felicidade se não rompermos o nosso casulo de problemas com vontade de voar e chegar até onde os sorrisos são verdadeiros e prazerosos de verdade.


Não trará fé se não nos cegarmos pra crer. Não trará saúde se não nos curarmos dos nossos males latentes. Não trará troca se não nos abrirmos para o que os outros podem nos oferecer. Não trará Deus pra dentro das nossas casas, porque Deus tem que estar em nossa alma, primeiramente. Não trará dinheiro, porque ele não cai do céu.


O ano novo não será novo se nós não nos renovarmos! E esse é o clichê que explica tudo... Que desnuda todas as expectativas. Que torna concreto o fato de que o ano novo acontece primeiro dentro de nós mesmos, e não de outra forma, e não em outro lugar.


Isso me faz um pouco triste. Por saber que não poderei fazê-lo novo sozinha. Por saber que ainda existirão raízes que não poderei cortar pra fazer nascer de novo. Por saber que, talvez, nada aconteça de forma diferente. E, isso sim, é o mais provável.


'Feliz ano novo' é só mais uma das centenas de frases de retórica que usamos diariamente, o tempo todo, e que, muitas vezes, não sai verdadeiramente do coração. Infelizmente.


E aí, então, como já disse o Marcelo (o Rubens Paiva), o mais certo a se fazer é torcer pra se ter um Feliz Ano Velho...



Nenhum comentário: